sábado, 25 de setembro de 2010

as dicas

Conforme prometido tenho algumas dicas pra dividir com vocês. Lembrando que nada é regra e que as coisas que eu escrevo aqui foram as coisas que funcionaram pra mim, ok?

Estou convivendo com a hérnia de disco já há 2 anos, tenho cometido erros e acertos. Ainda sinto dor às vezes, principalmente quando a noite é puxada e tenho muitas aulas no dia seguinte. Ainda se acontecem imprevistos e não consigo me exercitar/alongar meu corpo já reclama.

- Primeiro de tudo: sentiu uma dor esquisita ou muito forte? NÃO se entupa de remédios por conta própria. Vá ao médico o mais rápido possível, vá para o pronto-socorro se a dor for muito grande. Não adie porque pode ser pior.

- A automedicação consciente consiste em você tomar um analgésico/antiácido/antialérgico pra situações que você já conhece a reação do seu corpo ou situações esporádicas como uma dor de cabeça tensional ou má digestão, entendeu? Se seu corpo está reclamando é porque você fez alguma coisa que ele "se ressentiu" e está te lembrando de não cometer mais o mesmo erro.

- Antiinflamatórios/corticóides sem receita médica são um perigo! Você pode ficar mascarando uma situação mais grave e acabar com problemas maiores

- Procure um médico com quem você se dê bem e confie. Não se acertou com ele de primeira ou segunda? Troque de médico quantas vezes forem necessárias. A relação médico-paciente é muito importante para o bom desenvolvimento da sua recuperação. Se você sentir que o médico não valoriza o que você sente diga o que pensa, pergunte, questione. E nunca saia do consultório com dúvidas.

- Se seu médico, fisioterapeuta, pai-de-santo discordam entre eles da conduta a ser seguida para tratar você procure ver como VOCÊ se sente. Os remédios são desenvolvidos e testados pra uma média de pessoas e você pode não se encaixar nessa média. E encare o fato de que o tratamento que funciona pra uma pessoa pode não funcionar pra você. As pessoas são únicas e por esta razão, diferentes.

- Siga o tratamento (seja ele qual for) à risca. Como se fosse sua nova religião, respeite horários, restrições, recomendações. E sempre preste atenção ao que seu corpo está te dizendo.

- Aceite que mudanças irão fazer parte da sua vida a partir de agora, não pense que quando melhorar pode voltar ao antigo modo de vida. Lembre-se que foi justamente ele que te levou a ter esses problemas.

- Uso do colete: é extremamente controverso. Alguns profissionais apóiam enquanto outros abominam totalmente. Os meus médicos e a fisioterapeuta entraram em conflito quanto ao uso do colete e eu percebia que se usasse demais me faria mal mas se encarasse 12 horas de plantão mais 8 horas de faculdade sem algo que me corrigisse a postura eu acabaria tendo crises de novo. Então, como faz? Eu tento equilibrar as horas com colete e sem colete de maneira que no trabalho e na faculdade uso-o e em casa e em pequenas saídas eu fico sem. Ainda faço exercícios de fortalecimento dos músculos da barriga e das costas pra não ter atrofia muscular. E ainda tem o fator psicológico de proteção pois, se saio em lugares muito cheios ou ainda quando ando de ônibus, ele me protege contra esbarrões e impactos.

- Procure sempre virar de lado antes de levantar-se da cama. Durma com um pequeno travesseiro entre as pernas pra aliviar a tensão na coluna.

- Não use saltos muito altos por muito tempo.

- Mas também não use calçados totalmente rasteiros.

- Não carregue bolsa muito pesada.

- Não carregue peso à toa (eu fazia demais isso).

- O sobrepeso/obesidade prejudicam, sim, sua saúde. Estou aqui de prova. Paguei minha língua.

- Evite situações/pessoas que te estressam.

Nossa! São muitas coisas pra dividir mas acho que consegui escrever tudo. Espero que tenha sido útil :) Qualquer dúvida pode perguntar nos comentários!

2 comentários:

Patricia Cardoso disse...

uau, adorei!

Fala um pouco dos exercicios que vc faz? eu vou começar pilates (se tudo der certo) pq acabei largando o RPG....

vou colocar um travesseiro no meio das pernas =) E já levanto de lado =)

bjs

Luna disse...

Pat, os exercícios não são nada científicos não. São alongamentos que fisioterapeuta passou e que eu mantenho até hoje. O que eu fiz bastante na clínica foram aplicações de ultra-som de ondas curtas e que aliviavam bastante. E também tenho muita vontade de fazer Pilates mas quem tem problema de coluna só pode fazer aquele nos aparelhos (assim me disseram). Ah! E o médico sempre diz pra manter a mesa/pia/tanque/etc o mais alto possível que é pra ficarmos com a coluna bem retinha e não curvadas sobre eles.