domingo, 9 de maio de 2010

ciúme


Continuando dos transtornos psiquiátricos (desta vez o meu). A tia Wikipedia diz:

ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade". Esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.

Nesse tipo de paranóia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.

Eu tenho vergonha de ter ciúme. Porque tenho ciúmes de pessoas e de coisas. Meu ciúme vai desde o pensamento até a odiar outras pessoas (em segredo, claro).

Na verdade, tento me controlar. Muito. Mas nem sempre é possível, nem sempre tenho sucesso. E às vezes eu falo ou faço coisas das quais eu me arrependo depois. E eu também detesto me sentir como aquelas mulheres loucas de filme que saem disfarçadas atrás dos maridos ou que contratam detetives. Muito embora sentir-me assim seja inevitável, especialmente quando perco o controle.

Quem não quer ser a namorada bacanuda que deixa o cara sair com os amigos pra bater uma bola e tomar cerveja enquanto ela sai com as amigas e falam sobre a vida-trabalho-sexo-fofocas? Mas também quem não quer ser auto-confiante o suficiente pra ter certeza que, mesmo que apareça uma piriguete qualquer que seja mais magra, mais inteligente e mais bonita, o cara não vai nem virar a cabeça pra olhar...

Porém eu sinto que meu ciúme vai além disso, além de piriguetes. Eu tenho ciúme que outra pessoa o conheça melhor do que eu, que o complete mais do que eu ou que o divirta mais do que eu. Yeah! I'm crazy in that way!!

Enfim, concluindo essa loucura toda: Eu sou maluca pra c%$#@%lho. Mas acho que isso nem é mais novidade...

2 comentários:

RunnaWay disse...

"Porém eu sinto que meu ciúme vai além disso, além de piriguetes. Eu tenho ciúme que outra pessoa o conheça melhor do que eu, que o complete mais do que eu ou que o divirta mais do que eu. Yeah! I'm crazy in that way!!"

Tenho mais ciumes disso do que das piriguetes ~: Muito mais.

Gabriela disse...

Meu Deus, como me pareço com vc!
Cada vez que descubro um novo post fico, ainda, mais impressionada... nem se vc fosse minha irmã teríamos sentimentos e visões tão perecidas...