sábado, 22 de dezembro de 2012

fazendo as pazes com o natal

O título deste post poderia ser "Então é natal..." mas todo mundo faz isto nessa época, então... não, acho que não.

Eu quero começar este post contando sobre como era passar o Natal com meu pai. Ele tinha o péssimo hábito de me mimar excessivamente (adoooro! hahaha) logo essa época começava lá pelo dia 13, 14 com presentinhos diários e iam até o dia 31 neste ritmo. Aqui o comércio fica aberto até de noite nesta época do ano, e lá íamos nós para Marília nos esbaldarmos de fazer compras. Shopping, mercado... roupa nova, vestido novo, sapato novo, maquiagem nova. Estes ele me levava para escolher e era uma festa! Eletrônicos eram o departamento dele: geek louco por gadgets novas todo dia chegava com um aparelho novo, ultra-moderno. Sem noção, o meu pai.

Mas a melhor parte eram os presentes surpresa: teve a vez das jóias, um brinco de brilhantes e um de pérolas, teve a vez do vestido rosa caríssimo e teve a vez do relógio novo.

Então ele adoeceu e tudo mudou. Os natais não eram mais assim mas também não eram necessariamente ruins, devo dizer que acabaram ficando até melhores!! Nós criamos nosso novo ritual de natal, que consistia em cozinhar. Assar peru, lombo, tortas, doces, picar, fatiar... e conversar.



Teve um natal em particular em que sentamos na varanda de casa e conversamos até as cinco e meia da manhã. Vendo o movimento da rua, escutando o silêncio da noite e lembrando de coisas antigas. Ele já devia saber que não estaria aqui no natal seguinte.

Ele se foi no dia 24 de dezembro de 2010, no natal. Neste ano não teve natal. Mas eu fiz o cardápio que ele tinha escolhido mesmo assim. Me orgulho disso. Mas cozinhei com tristeza, cozinhei com pesar, perguntando pra ele se eu estava fazendo aquilo direito.

Em 2011 eu não cozinhei, como um ato deliberado de rebeldia contra a ausência dele (que boba eu). Não teve ceia, não teve peru, não teve farofa... 

Este ano sinto a necessidade de criar novos rituais de natal, de fazer tudo diferente. Ali embaixo, minha porta enfeitada.


Que vocês tenham um natal muito feliz!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei saber mais sobre seus Natais, afinal, mesmo unidas pelo sentimento infiniiiito de amor que nos une não passamos esta data juntas. Te amo muuito e acho também que vc deve criar seus novos rituais que te tragam muita alegria com aqueles que ainda estão aqui conosco em AMOR!! Tia Ana