quinta-feira, 4 de agosto de 2011

formatura


É amanhã!!

Quando entramos na faculdade (pela segunda vez, no meu caso) não pensamos com muita clareza nesse dia. Claro que ele está sempre ali, num cantinho da sua consciência lembrando "isso tudo um dia vai acabar". É prova atrás de prova, trabalhos, relatórios, almoços.

E, enfim, o dia chega. Já disse todos os "adeus" que tinha pra dizer, já me despedi daquela vida e ainda assim parece que falta alguma coisa. Uma palavra, um gesto ou um "tchau" pra escada em que sentamos, aos bancos em que deitamos ou banheiros em que fofocamos.

O fim sempre é desejado mas sempre parece muito distante. A sensação de mudança e inconstância da vida nunca pareceu tão palpável. "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia" muito, muito sábio quem escreveu isso. Nunca nada mais será a mesma coisa. E é bom, sentir saudade é bom e lembrar com carinho também é bom. É sinal de que valeu a pena. Vale a pena ser lembrado e revivido na memória.

Contarei aos meus netos que ali, na vigésima primeira turma de Farmácia, eu era uma das mais velhas da turma, sentava na primeira fila, dormia pouco, aprendi química e fazer cachaça, meu melhor amigo era o melhor aluno da sala e tinha muito orgulho de ser amiga dele. E quando acabou eu senti falta de tudo. E ficou um vazio. Como quando acaba uma festa e todo mundo que você conhece já foi embora.

A graduação foi gentil comigo, assim como a vida, me deu os melhores amigos e amigas, os melhores professores e se eu precisasse conjugar apenas um verbo para este período seria: EU APRENDI. Aprendi mais do que eu esperava, mais do que eu precisava e muito mais do que eu merecia. 

Espero sempre lembrar do primeiro dia como eu lembro dele agora e do último dia também. Tenho certeza que nunca vou esquecer dos dias entre eles. Nem das noites.

A aula acabou. Arrumamos as carteiras, apagamos a lousa, fechamos o caderno e guardamos a caneta.

Agora é hora de começar outra aula. Porque nunca se sai da escola. Ainda bem.

Nenhum comentário: