quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

você nunca lava seus pincéis? Então olha isso...

Eu tive a oportunidade de fazer uma cultura dos meus pincéis de base na faculdade. Assim, só por curiosidade mesmo. Não houve um procedimento de operações padrão pré-definido, foi uma daquelas situações em que "conversa vai conversa vem" vamos ver no que dá. Os resultados são bem bacanas e podemos tirar algumas conclusões mesmo sem metodologia científica (pois para isso seriam necessárias condições mais controladas e muito mais testes).

Primeiro de tudo escolhemos os meios de cultura:


O ágar MacConkey (o primeiro rosinha) serve para ver se crescem bactérias gram Negativas e coliformes fecais (ou seja cocô, eeewwwww). O segundo é o Vogel-Johnson que serve para ver se crescem Staphylococcus aureus que são bactérias que podem viver em equilíbrio na superfície da nossa pele mas se houver um desequilíbrio na imunidade podem causar infecções. E por último o ágar nutritivo verifica o crescimentode bactérias pouco exigentes, comumentes são aquelas que vivem na microbiota ("flora") normal do nosso organismo.

Depois montamos a bancada:


As placas foram incubadas pertinho dessa chama para evitar contaminação do ambiente do laboratório. Neste caso não se usa luvas quando trabalhamos perto do fogo para evitar o risco de acidentes.


Eu coletei material de três pincéis usados: 


Os pincéis foram: de base da Prada, de pó/base do Boticário e o Duo Fibre da Sigma. Os dois primeiros estavam beeeem sujinhos e deixei-os sem lavar por um pouco mais de duas semanas. O da Sigma eu usei bastante mas fiz spot cleaning conforme a receita de limpador de pincéis do Enkore Makeup.

Agora vem a parte divertida: que é pegar um swab (um cotonete bem grande) para coletar o material do pincel:


 Fiz isso para os três pincéis e depois inoculei nas placas de Petri assim:



Então... depois de 48 horas e incubadinhos a 37° C dentro da estufa...


E aconteceu assim.... (marquei as colônias de batérias com setas pra visualizar melhor. As três primeiras são bactérias da microbiota normal do nosso corpo, e como as danadinhas cresceram...




As próximas 3 placas não tiveram nenhum crescimento (depois explico porquê)...




Nas placas seguintes temos o ágar para S. aureus e todas tiveram crescimento de colônias.





 Mas Luna, o que isto tudo quer dizer??? Não gente, isto não quer dizer que eu não lavo o rosto! Eu lavo sim!!! Mas tudo isto serviu pra mostrar que é muito importante lavar seus pincéis pois nosso rosto normalmente possui bactérias que se alimentam de restos de pele morta. Então, façam as contas! Imagine ficar passando um pincel sujo todo dia no rosto. Não rola, né?

O pincel que eu fiz spot cleaning foi o que teve menor crescimento, isto significa que este tipo de limpeza resolve momentâneamente mas não substitui a lavagem (deep cleaning), certo?

E por último: as plaquinhas rosas não terem nenhum crescimento é muito bom! Isto mostra que não há contaminação de bactérias fecais, especialmente porque eu não faço minha maquiagem no banheiro e sempre no meu quarto. Uma vez vi um estudo sobre a emissão de micro-gotículas provenientes do vaso sanitário quando damos descarga, então faça as contas de novo. E isto também serve pra quem deixa a escova de dentes sobre a pia. Eeeecótiiiii! =D


Bem pessoal, é isso! Espero que tenha sido útil. Quero deixar aqui agradecimentos ao professor Vítor que disponibilizou todo o material para este teste e às minhas amigas que tiraram as fotos! Valeu gente!!

LAVEM SEUS PINCÉIS!!!

10 comentários:

RunnaWay disse...

Adorei esse post ;; Queria fazer esses experimentos HAHAH
Deve ser tão legal T_T

Lavarei sempre meus pincéis agora lol

Te amo, sis <3

Patricia Cardoso disse...

adorei!!

eca, nojinhos de coisas fecais hahaah
vou trocar de escova ONTEM e nunca mais deixá-las em cima da pia.
Bj

Unknown disse...

Luna.... muito legal.. eu acho que isso merece um artigo cientifico sim... vc tem 6 meses para fazer isso e eu vou pegar no seu pé... trate de faze-los..

Patricia Cardoso disse...

heheh eu acho que esse post tinha que super ser lido por todo mundo. Eu ja vou lavar meus pincéis djá!

e qto a escova de dente.... eeeecaaaaaaaaaaaaaaaa

bj

roseblog disse...

Oii, acabei de criar meu blog e adorei o seu! estou te seguindo!
beeijOss!

Unknown disse...

Curti demais!!!!
Agora vou me atentar pra lavagem dos pincéis.....ô meu Deus!!!!!
rs
beijaoooooo

Unknown disse...

Curti demais!!!!
Agora vou me atentar pra lavagem dos pincéis.....ô meu Deus!!!!!
rs
beijaoooooo

Anônimo disse...

Adorei seu post!
Queria fazer esse teste tb, mas na minha facu não permitem usar os laboratorios fora da aula =/.
Acho super importante a lavagem dos pincéis, principalmente os de base, esses lavo 2x na semana.
Bjs

Priscila disse...

Gostei demais!!! Bjos
Pri
http://epurocharme.wordpress.com

Juliana disse...

Opa, incentivo pra lavar os pincéis! hahah
Quase não uso eles, mas né, tão lá pegando poeira! =(

Bjs!