quinta-feira, 19 de junho de 2014

muitas polêmicas

 Agora o texto abaixo esta rodando por aí...

http://blogs.estadao.com.br/ruth-manus/a-incrivel-geracao-de-mulheres-que-foi-criada-para-ser-tudo-o-que-um-homem-nao-quer/

Pra começar: homem hipotético? Ok. Mas homens são diferentes assim como as mulheres também são. 

Olha... "Precisar" a mulher não precisa nada não.... Qualidades são qualidades e muitas delas não são exatamente culinárias ou domésticas. Nunca vou me esquecer que na minha infância minha mãe (mulher moderna já naquela época) precisou costurar um vestido de festa junina pra mim e ela me disse "e agora, filha? Só sei costurar gente" e ela comprou tecido, fitilhos, linha e rendas e me deitou no chão fez um "molde" de mim e fez meu vestido à mão mesmo. Usando sabe o que? Seus instintos e sua inteligência. 

Sobre não depender, a autora deve estar convivendo com os homens errados... Aí a culpa não é da sociedade né? 

Sobre o que esperam de nós? Meus pais só esperam que eu seja feliz. Aliás, quando eu quis mudar de profissão a grande preocupação do meu pai era: você vai ser feliz sendo farmacêutica? Eu respondi: "não sei, mas eu vou tentar". 

E gente, assim, eu amo cozinhar mas não sei trocar pneu de carro. Gosto de limpar minha casa, sim!! Porque é meu lar!!! Porque é onde eu chego cansada mas feliz. Mas, não, não entendo de imposto de renda, entendo meia boca de finanças, não consigo usar furadeira... Mas conheço mulheres que sabem fazer tudo isso e quando eu preciso é pra elas que eu peço ajuda também.  Pedir ajuda não é feio, feio é quem não aceita ajuda dada de bom coração. 

O que me assusta são esse pré-conceitos que as pessoas criam sei lá por quê: você trabalha fora? Então não sabe cuidar da casa. Cuida da casa? Então não tem um bom emprego. Tem filhos? Então não pode ter uma carreira. 

Muitos "não pode", "tem que saber", "tem que fazer"... Isso me cheira a... Sim!!! Submissão!!!! Mas submissão a regras que foram criadas por quem????? E por que??

Sabe quem vai nos querer? A mesma pessoa que entender que relacionamentos dão trabalho, requerem investimento de tempo e cérebro. Sim, você vai precisar de inteligência (e não só coração para ter um relacionamento) porque ele não vai cair perfeito no seu colo como os livros e filmes (e novelas) querem fazer você acreditar. 

E sim, eu sou casada. E sim, eu tento dar conta de tudo. Mas eu casei com um exemplar "parceiro". E nem por isto este relacionamento não requer esforço, não requer manutenção. Gente, até amizade requer manutenção! Por que casamento não?

E temos que entender também que alguns não dão certo. E... Tudo bem!!! Sabe por que? Porque a vida é assim e ponto. Às vezes as coisas não dão certo, às vezes dão. Às vezes "x". 

Já ganhei panela de pressão no dia dos namorados e fiquei feliz. Já ganhei iPad no aniversário de casamento e fiquei igualmente feliz. 

Enquanto quisermos que os outros se encaixem em modelos pré-criados não haverá plenitude. O que temos que aprender é aceitar as pessoas com o que elas trazem de bom. Sejam elas nossos homens ou nossas mulheres (mãe, amiga, Vó, irmã ou namorada, por que não?) 

Minha família vibra com minha carreira junto comigo mas eles também adoram minha feijoada (e meu pão, batatas assadas, bolinho de arroz, torta de palmito). Eles prestigiaram minha formatura assim como prestigiam meu Peru à Austríaca todo Natal. E se não fosse Peru à Austríaca, se fosse intercâmbio ou doutorado na Suíça também prestigiariam! 

Uma de minhas melhores amigas não cozinha mas sabe bordar e é a melhor "dinda" que eu conheço. A outra quebra até paredes mas me conhece tão bem que sabe de longe quando não estou bem. Minha mãe também não é fã das panelas ou dos afazeres domésticos mas hoje sei que sua maior qualidade é me acalmar quando tudo parece confuso e turbulento e ela também tem o poder mágico de chegar onde eu estou no menor tempo possível. Ainda sobre as amigas, uma delas mudou-se para outro estado e ainda sente quando não estou bem e me liga. Se estas não são qualidades não sei quais são. As colegas de trabalho que são mães, nada devem à mães em tempo integral apesar de serem feras no que fazem, algumas tem uma filha outras tem 3... E digo mais, quem disse que "não pode" ser mãe em tempo integral? Quem disse que é errado? 

São escolhas! Escolhas que as pessoas fazem!! Ter filhos, não ter filhos, ser loira, ser sarada, usar salto... Escolhas pessoais assim como o modelo do absorvente que você escolhe pra usar. Alguém da palpite nisso?

Sabe quem foi educado para nos querer? Quem foi educado para amar. 

E quem tem amor, tem tudo. Pode tudo. Amor de mãe, amor de filho, amor de marido, amor dos amigos, amor de peguete... Todo amor é válido. Até amor de cachorro e gato. 

E o mundo não vai precisar se virar pra ganhar a gente de volta. Afinal, ele já é nosso. 


Nenhum comentário: